XXV Domingo do Tempo Comum – Ano C
Mensagem dominical das paróquias de Torreira e São Jacinto
O Evangelho deste domingo apresenta a parábola do administrador desonesto, que não foi cuidadoso em administrar os bens do seu senhor. Deste modo, o proprietário ao saber que o administrador não estava a gerir bem o seu património, mandou chamar o gerente e pediu-lhe contas de todos os seus bens. O administrador tendo percebido que iria perder o seu trabalho mandou chamar os devedores do seu senhor e de forma astuciosa de forma a garantir de que alguém haveria de ter compaixão dele e lhe desse trabalho, assim ao perguntar o valor que estavam a dever ao senhorio ele ordenou que pudessem escrever metade do valor em debito de forma a poder garantir quem lhe desse trabalho. Esta parábola pode refletir muito bem a sociedade contemporânea que muitas vezes «não olha a meios para atingir os seus fins», mesmo que isso leve a prejudicar os outros. Foi o que escutámos nesta parábola do evangelho deste domingo. No entanto, Jesus coloca em evidência os filhos da luz que procedem de outra forma, não que estão preocupados com as coisas deste mundo, mas com valores mais elevados e que só na fidelidade a Jesus Cristo podemos respeitar a dignidade do ser humano sem corrupção. Jesus, é claro ao dizer que não se pode servir a Deus e ao dinheiro, ou seja, que o dinheiro não deve sobrepor ao respeito por Deus e pelos outros.
A leitura do Livro de Amós, traz-nos a palavra de Amós, o profeta da justiça social. Dirigindo-se aos comerciantes sem escrúpulos, apostados em “espezinhar os pobres” e em “eliminar os humildes da terra”, Amós avisa: “Deus não esquecerá nenhuma das vossas obras”. A injustiça, a exploração dos pobres, a humilhação dos mais fracos, a subversão da verdade, a escravização dos irmãos, são a subversão completa do projeto que Deus tem para o mundo e para os homens. Os que escolhem esses caminhos, terão que dar contas a Deus das opções que fizeram.
A leitura da Epistola de São Paulo a Timóteo, o autor da primeira Carta a Timóteo convida os crentes a sentirem-se irmãos de todos os homens, sem exceção. Todos temos por Pai o mesmo Deus, todos fomos redimidos pelo mesmo Cristo Jesus. Todos fazemos parte de uma única família; as dores e esperanças dos nossos irmãos dizem-nos respeito; somos chamados à fraternidade e à comunhão. Essa solidariedade que devemos ter uns com os outros deve, inclusive, transparecer no nosso diálogo com Deus, na nossa oração.
O Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo Segundo São Lucas, Jesus conta uma parábola sobre um administrador astuto, que percebeu quais eram os valores em que valia a pena apostar. Numa altura em que a sua vida tinha chegado a uma encruzilhada, propôs-se prescindir de um lucro imediato e precário, para garantir uma recompensa duradoura e consistente. Jesus avisa os seus discípulos para fazerem o mesmo. A aposta nos bens materiais nunca será, segundo Jesus, uma aposta que dê pleno sentido à vida do homem.
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo Segundo São Lucas
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Um homem rico tinha um administrador, que foi denunciado por andar a desperdiçar os seus bens. Mandou chamá-lo e disse-lhe: ‘Que é isto que ouço dizer de ti? Presta contas da tua administração, porque já não podes continuar a administrar’. O administrador disse consigo: ‘Que hei de fazer, agora que o meu senhor me vai tirar a administração? Para cavar não tenho força, de mendigar tenho vergonha. Já sei o que hei de fazer, para que, ao ser despedido da administração, alguém me receba em sua casa’. Mandou chamar um por um os devedores do seu senhor e disse ao primeiro: ‘Quanto deves ao meu senhor?’. Ele respondeu: ‘Cem talhas de azeite’. O administrador disse-lhe: ‘Toma a tua conta: senta-te depressa e escreve cinquenta’. A seguir disse a outro: ‘E tu quanto deves?’, Ele respondeu: ‘Cem medidas de trigo’. Disse-lhe o administrador: ‘Toma a tua conta e escreve oitenta’. E o senhor elogiou o administrador desonesto, por ter procedido com esperteza. De facto, os filhos deste mundo são mais espertos do que os filhos da luz, no trato com os seus semelhantes. Ora Eu digo-vos: Arranjai amigos com o vil dinheiro, para que, quando este vier a faltar, eles vos recebam nas moradas eternas. Quem é fiel nas coisas pequenas também é fiel nas grandes; e quem é injusto nas coisas pequenas também é injusto nas grandes. Se não fostes fiéis no que se refere ao vil dinheiro, quem vos confiará o verdadeiro bem? E se não fostes fiéis no bem alheio, quem vos entregará o que é vosso? Nenhum servo pode servir a dois senhores, porque, ou não gosta de um deles e estima o outro, ou se dedica a um e despreza o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro».
Palavra da Salvação

Palavra de Vida setembro 2025
«Alegrai-vos comigo, porque encontrei a minha ovelha perdida» (Lc 15, 6)
Esta Palavra de Vida é um convite à gratidão pela misericórdia que Deus tem pessoalmente por cada um de nós. O facto de nos regozijarmos, de nos alegrarmos juntos, apresenta-nos uma imagem da unidade, onde não existe contraposição entre “justos” e “pecadores”, mas onde cada um participa na alegria do outro.
Escreveu Chiara Lubich: «É um convite para compreender o coração de Deus, para acreditar no seu amor. Levados, como somos, a calcular e a medir, às vezes pensamos que também Deus tem por nós um amor que, a um certo ponto, se poderia cansar […] A lógica de Deus não é como a nossa. Deus espera-nos sempre: aliás, damos-Lhe uma imensa alegria todas as vezes que voltamos para Ele – ainda que se trate de um número infinito de vezes» 2]. Texto preparado por Patrizia Mazzola

Para o Jubileu dos Operadores de Justiça, esperados mais de 15 mil participantes
Para o evento, são esperados em Roma mais de 15.000 participantes, proveniente de aproximadamente 100 países, com inúmeras delegações da Itália, Espanha, Portugal, Polônia, França, Estados Unidos, Canadá, Brasil, Argentina, México, Colômbia, Chile, Austrália, Nigéria, Peru e Filipinas. Muitas também as instituições de todo o mundo, as associações de categorias, as universidades, em particular as faculdades de direito das universidades pontifícias e católicas, e as entidades representadas, incluindo o Ministério da Justiça da República Italiana, o Tribunal Constitucional, o Conselho Superior da Magistratura, a Suprema Corte de Cassação, a Confederação dos Juristas Católicos da França, a Suprema Corte dos Estados Unidos, a Suprema Corte do Brasil, a Suprema Corte de Justiça da Colômbia, a Suprema Corte da Espanha, o Poder Judiciário do Vaticano, a ENAV, o Tribunal de Contas, a Presidência do Conselho de Estado Italiano, a União Internacional dos Juristas Católicos e a União dos Juristas Católicos Italianos, e a Associação Nacional dos Magistrados (ANM).
Programa: a lectio na Praça de São Pedro
O evento jubilar terá início na manhã do dia 20 de setembro, na Praça de São Pedro, às 10h30, com a saudação oficial do arcebispo Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, que fará a introdução da Lectio de dom Juan Ignacio Arrieta, secretário do Dicastério para Textos Legislativos, sobre o tema “Iustitia Imago Dei: Operador de Justiça, Instrumento de Esperança”. O evento, originalmente previsto para a Sala Paulo VI, teve que ser transferido para a Praça de São Pedro devido ao grande número de participantes. Para entrar na praça, a partir das 8h, é necessário retirar o ingresso no Ponto de Informações Jubilares, aberto diariamente das 7h às 19h, na Via della Conciliazione 7, até sexta-feira, 19 de setembro. Haverá tradução simultânea para os peregrinos por meio do aplicativo Vatican Vox, de fácil download, e os organizadores recomendam o uso de fones de ouvido.
Audiência com o Papa às 12h
Em seguida, às 12h, também na Praça de São Pedro, Leão XIV realizará a Audiência Jubilar, dirigindo-se em particular aos Operadores de Justiça. Todos os peregrinos poderão então realizar sua peregrinação à Porta Santa da Basílica de São Pedro entre 13h e 18h. No sábado à tarde, às 17h, no Palazzo della Cancelleria, em Roma, haverá um encontro com Samuel Alito, Juiz da Suprema Corte dos Estados Unidos, organizado pela Embaixada dos EUA junto à Santa Sé (o evento é somente para convidados). Às 18h30, no Palazzo Altemps, em Roma, haverá também uma Disputatio organizada pela Embaixada da França junto à Santa Sé e pelos Pii Stabilimenti da França a Roma e Loreto, presidida pelo Professor Patrick Valdrini.


Papa ganha “festa” de aniversário dos cardeais
Ao final da Comemoração dos Mártires e Testemunhas da Fé do Século XXI na Basílica de São Paulo, o Papa Leão XIV saudou os representantes das outras Igrejas e Comunidades Cristãs na Sacristia e, posteriormente, se entreteve com os cardeais e outras personalidades presentes na Sala da Pinacoteca. Ali, o decano do Colégio Cardinalício, o cardeal Giovanni Battista Re, dirigiu-lhe algumas palavras de felicitações pelo seu aniversário.
O Papa agradeceu à Sua Eminência, destacando a coincidência com a Festa da Exaltação da Cruz: “Desde o início da minha vocação, sempre respondi ‘não a minha vontade, mas a tua, Senhor’”.
Expressando o desejo de que o entusiasmo dos fiéis neste Ano Jubilar possa dar frutos para a missão de anunciar o Evangelho, o Papa declarou-se feliz por celebrar este dia com uma celebração de caráter ecumênico e convidou a continuar juntos, “testemunhas de unidade, caridade e esperança”. Após um breve brinde, o corte do bolo e o canto de parabéns entoado pelos presentes, o Papa deixou a Basílica e parou para saudar a multidão do lado de fora antes de retornar ao Vaticano.