III Domingo do Tempo Comum – Ano C
Mensagem dominical das paróquias de Torreira e São Jacinto
Neste III Domingo do Tempo Comum o evangelista narra o episódio em que Jesus vai à Sinagoga como era seu costume num dia de sábado e levantando-se para fazer a leitura entregaram-Lhe o livro do profeta Isaías que dizia: «O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me ungiu para anunciar a boa nova aos pobres…», quando acabou de ler entregou o livro e toda a assembleia tinha o olhar fixo em Jesus, Ele começou então a dizer: «Cumpriu-se hoje esta palavra de acabais de ouvir». Importa realçar alguns pormenores importantes da vida de Jesus; em primeiro lugar destaca-se a importância da reunião semanal segundo a tradição judaica vivida em assembleia; outro aspeto a vida e os ensinamentos de Jesus que deixavam todos maravilhados acompanhado de alguns milagres que fazia; em terceiro lugar a descrição de que Ele é o Ungido de Deus. A missão de Jesus consiste em anunciar o Evangelho a todos os povos, a curar todas as enfermidades e a restituir a liberdade aos que vivem oprimidos pelo mal e a força do pecado. Jesus veio para que todos pudessem ser salvos, mas Ele não se impõe dá-nos a liberdade de fazermos as nossas próprias escolhas.
Num mundo cada vez mais fragmentado, dividido por guerras e uma cultura de laicidade desprovida de Deus, sejamos audazes em deixar-nos seduzir por Jesus Cristo e fazer da Sua mensagem o foco das nossas vidas.
A leitura do Livro de Neemias, descreve-nos uma magnífica “liturgia da Palavra”, celebrada em Jerusalém quase cem anos após o regresso dos primeiros exilados na Babilónia. A “assembleia de Deus”, reunida à volta da Palavra, escuta as indicações de Deus, deixa-se questionar por elas, sente o apelo à conversão que a Palavra lhe traz… Depois, faz festa: o encontro com a Palavra de Deus é fonte de alegria e de esperança para toda a comunidade.
A leitura do Apóstolo São Paulo aos Coríntios, apresenta a comunidade gerada e alimentada pela Palavra libertadora de Deus: é um “corpo” (o “corpo de Cristo”), formado por muitos membros, onde cada membro trabalha em prol do projeto comum e põe ao serviço de todos os dons que Deus lhe confiou.
O Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo Segundo São Lucas, Jesus, no cenário da sinagoga de Nazaré, proclama a Palavra de Deus e atualiza-a. Ele, a Palavra feita “carne”, apresenta o “programa” que se propõe concretizar no mundo: libertar os seres humanos de tudo aquilo que os priva de vida e lhes rouba a dignidade. Com Jesus começa um tempo novo, um “jubileu” de alegria, de graça, de paz e de felicidade sem fim.
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo Segundo São Lucas
Já que muitos empreenderam narrar os factos que se realizaram entre nós, como no-los transmitiram os que, desde o início, foram testemunhas oculares e ministros da palavra, também eu resolvi, depois de ter investigado cuidadosamente tudo desde as origens, escrevê-las para ti, ilustre Teófilo, para que tenhas conhecimento seguro do que te foi ensinado. Naquele tempo, Jesus voltou da Galileia, com a força do Espírito, e a sua fama propagou-se por toda a região. Ensinava nas sinagogas e era elogiado por todos. Foi então a Nazaré, onde Se tinha criado. Segundo o seu costume, entrou na sinagoga a um sábado e levantou-Se para fazer a leitura. Entregaram-Lhe o livro do profeta Isaías e, ao abrir o livro, encontrou a passagem em que estava escrito: «O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me ungiu para anunciar a boa nova aos pobres. Ele me enviou a proclamar a redenção aos cativos e a vista aos cegos, a restituir a liberdade aos oprimidos e a proclamar o ano da graça do Senhor». Depois enrolou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-Se. Estavam fixos em Jesus os olhos de toda a sinagoga. Começou então a dizer-lhes: «Cumpriu-se hoje mesmo esta passagem da Escritura que acabais de ouvir».
Palavra da Salvação

O Papa: liguei para a paróquia de Gaza. Estavam felizes. Rezemos pela paz
A proximidade do Papa à comunidade da Sagrada Família de Gaza
As palavras do Papa falam um pouco da vida de uma comunidade, situada a poucos passos das áreas dos bombardeios mais intensos, Jabalia, que até setenta e duas horas atrás vivia na precariedade e no terror. Em dezembro de 2023, a paróquia sofreu um ataque israelense direto que resultou na morte de duas mulheres. Através de seus telefonemas, o Papa tentou de todas as maneiras se aproximar dessa comunidade, reunida no complexo paroquial, que também hospedava alguns muçulmanos. Como ele mesmo sempre disse e como o padre Romanelli contou muitas vezes, todos os dias o telefone tocava na Sagrada Família, geralmente por volta das 19h. Do outro lado da linha, o Papa. “Desde o início da guerra, ele ligava todos os dias para rezar, para dar a sua bênção, para cuidar das pessoas de Gaza uma por uma e se tornou, como disse o patriarca de Jerusalém, um da nossa comunidade, um paroquiano”, disse o pároco à mídia vaticana, referindo-se ao telefonema no dia do início da trégua na Faixa de Gaza, saudada com coros e músicas.
“Rezemos pela paz, a guerra é sempre uma derrota”
Sim, a trégua, que, como muitos disseram, não é sinônimo de paz. De fato, na Audiência Geral, o Papa mais uma vez pediu aos fiéis do mundo inteiro para que não interrompam suas orações por Gaza, assim como por todos os outros lugares assolados por conflitos.
Rezemos por Gaza, pela paz ali, e em muitas partes do mundo. A guerra é sempre uma derrota, não se esqueçam. A guerra é uma derrota. E quem lucra? Os fabricantes de armas! Por favor, rezemos pela paz.
Um pensamento para os idosos na Ucrânia
Pensando na Ucrânia, sempre definida como “martirizada” por uma guerra que dura quase três anos e que continua com ataques de drones russos, mortes e ferimentos de civis, o Papa Francisco pediu, na Sala Paulo VI, para lembrar especialmente da população idosa. O pedido foi feito na saudação aos peregrinos poloneses que nestes dias expressam “uma gratidão especial” às avós e aos avôs, celebrando sua festa: “Que seja uma ocasião para construir e fortalecer uma nova aliança entre gerações”, disse ele. Por favor, lembrem-se também em suas orações dos idosos da Ucrânia que estão vivendo a tragédia da guerra.

Domingo da Palavra de Deus: a celebração do Papa no Vaticano em 26 de janeiro
Em 26 de janeiro será celebrado o VI Domingo da Palavra de Deus, dia instituído pelo Papa Francisco em 30 de setembro de 2019 para recordar a importância das Sagradas Escrituras. O lema desta edição é um versículo do Salmo 119: “Espero na tua Palavra”. O Papa irá presidir a celebração da missa na Basílica de São Pedro, no Vaticano, às 9h30 do horário italiano, 5h30 do horário de Brasília. Ao final da liturgia, será entregue o Evangelho de Lucas aos presentes com a intenção, que já se tornou uma tradição, de divulgar a Palavra de Deus de forma tangível.
Apoiar os fiéis em crescimento espiritual
Durante a celebração, o Papa irá conferir o ministério do Leitorado a 40 fiéis leigos, homens e mulheres, de diferentes nações: 4 da Albânia, 3 da Argentina, 5 da Áustria, 1 da Bolívia, 4 do Brasil, 5 das Filipinas, 1 da Islândia, 6 da Itália, 5 do México, 1 da Polônia, 5 da Eslovênia. Cada um deles, de acordo com o rito, receberá um exemplar da Bíblia Nova Vulgata.
Para apoiar os fiéis em seu crescimento espiritual e no aprofundamento da compreensão da Palavra de Deus, a Seção para as Questões Fundamentais da Evangelização no Mundo do Dicastério para a Evangelização disponibilizou on-line, em seis idiomas, um subsídio litúrgico-pastoral gratuito, que pode ser baixado do site oficial “evangelizatio.va”. Trata-se de um instrumento que oferece propostas para favorecer um encontro profundo com a Palavra de Deus na comunidade, na família, na vida cotidiana, e inclui também artigos, meditações, textos para a Adoração e sugestões pastorais.
Como participar da missa
O Domingo da Palavra de Deus, agora em sua 6ª edição, é uma importante oportunidade para que os cristãos renovem o compromisso com a leitura e meditação da Bíblia, como ferramenta fundamental para o crescimento da fé e da vida espiritual, bem como instrumento de esperança para os fiéis de todo o mundo. Os bilhetes para participar da missa podem ser retirados no Infopoint do Jubileu 2025, localizado na Via della Conciliazione n. 7, a partir da próxima quinta-feira, 23 de janeiro. O número de entradas é limitado.
Peregrinação Diocesana a Fátima Diocese de Aveiro, dia 8 de Março 2025

Peregrinação a São Tiago de Compostela, dias 25 e 26 de Abril
Santiago de Compostela Cruzeiro em Catamaran “Ilhas da Ria de Arousa” + Almoço a Bordo. Centro Histórico de Santiago de Compostela + Pontevedra + Costa das Rias Baixas
1º Dia – 25.04
São Jacinto/Torreira – Santiago de Compostela
Partida às 07h00. Viagem para Santiago de Compostela, Património Mundial da UNESCO (pausa no percurso). Instalação no hotel em pensão completa. Tempo livre no centro histórico. Almoço no Hotel. De tarde acompanhados por uma guia local visita do lugar de encontro de peregrinos: panorama da Praça Quintana, Porta Santa, Rua Nova, Rua do Franco e Praça do Obradoiro coroada pela Catedral, destino de todos os “Caminhos”. Regresso ao hotel em hora a coordenar localmente, jantar e alojamento.

