Ato(s)

SDEC | Departamento da Juventude

Ato(s)

Fevereiro 11, 2018 Uncategorized 0

De 06 a 08 de abril

Ato(s): usamos a palavra ATO para definir este itinerário de Fé. Ato tem uma significação polissémica. Ato tanto pode significar uma ação, como pode significar uma parte de uma peça de teatro. O plural (Atos), transporta-nos para o livro dos Atos dos Apóstolos, que literariamente se apresenta sem um fim, sem uma conclusão, pois na verdade, é um livro não terminado, pois é continuado, no tempo e na história, pelos discípulos de Jesus.

É com esta variedade de significados que queremos definir este itinerário: ações concretas, no tempo e no espaço, que são parte de algo maior – de um caminho, para ajudar os jovens discípulos de Jesus da nossa diocese, deste tempo, a aprofundar a sua espiritualidade, isto é, o seu ser cristão. Ato(s) na construção do discípulo de Cristo.

Esta proposta procura ser um caminho constituído por quatro momentos/atos:

  1. O ato da mudança/desafio (10º ano). A passagem da Catequese da Adolescência para a Pastoral Juvenil. Um encontro de fim de semana (sexta a domingo) em que se procura ajudar a perceber que há vida para lá do Crisma. Uma proposta atrativa, que desafie os jovens que se encontram no caminho do Sacramento da Confirmação a continuar o seu caminho de fé.
  2. O ato da construção/integração/maturação (18-21 anos de idade). Um olhar crente para a vida na sua integralidade. Um encontro de fim de semana (sábado e domingo) em que se procura olhar para várias dimensões da vida, confrontá-las com o Evangelho, e procurar propostas/respostas de crescimento. Procura-se dar ferramentas de discernimento e crescimento.
  3. Dividido em dois atos:
    1. (a)  O ato da vivência/reflexão (olhar para dentro) (22-30 anos de idade). Um momento de autorreflexão e de encontro íntimo com Deus. Refletir opções toma- das, avaliar.
    2. (b)  O ato da vivência/reflexão (olhar para dentro) (22-30 anos de idade e ter realizado o primeiro encontro). O aprofundar o caminho realizado anteriormente.

Muito em breve, mais novidades.