RITUAL DA SAGRADA COMUNHÃO E CULTO DO MISTÉRIO EUCARÍSTICO FORA DA MISSA
[do Rito de Nomeação de Ministros Extraordinários da Comunhão]
Irmãos caríssimos: Vai ser confiado a estes nossos irmãos um ministério particular, em virtude do qual eles poderão receber a Comunhão das suas próprias mãos, dá-la aos outros, levá-la aos doentes e dar o viático. vós, irmãos caríssimos, que fostes escolhidos para ministério tão grande na Igreja, procurai, ainda mais do que os outros, crescer na fé, viver segundo as exigências da vida cristã, e alimentar-vos, com todo o ardor, deste mistério de união e de caridade, lembrando-vos de que, embora sejamos muitos, formamos um só corpo, todos nós que participamos do mesmo pão e do mesmo cálice. Assim, ao distribuirdes aos outros a Eucaristia, exercitareis a caridade fraterna conforme o preceito do Senhor, que disse aos discípulos, quando lhes entregava o seu Corpo para que O comessem: «O que vos mando é que vos ameis uns aos outros, como Eu vos amei».
8. Terminada a homilia, os que foram escolhidos põem-se de pé diante do Bispo, que os interroga com estas palavras:
Quereis receber o ministério de distribuir aos vossos irmãos o Corpo do Senhor, como um serviço e para edificação da Igreja? Os candidatos: Sim, quero.
O Bispo: Estais dispostos a ministrar a sagrada Eucaristia com todo o respeito e amor? Os candidatos: Sim, estou.
9. Em seguida todos se levantam. Os eleitos ajoelham-se e o Bispo convida os fiéis a orar, dizendo, de mãos juntas:
Irmãos caríssimos, oremos com fé a Deus, nosso pai, para que faça descer a sua bênção sobre estes nossos irmãos, escolhidos para distribuir a Eucaristia. Todos oram em silêncio durante um certo espaço de tempo.
10. Depois o Bispo, de braços abertos, diz a oração de bênção:
Deus infinitamente bom, Mestre e guia da vossa Igreja, dignai-vos abençoar + estes vossos servos, para que, distribuindo fielmente o pão da vida aos seus irmãos e confortados com a força deste sacramento, venham a participar no banquete celeste. por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
Todos respondem: Amen.