As nossas saudações fraternas.

No início do seu ministério pastoral como Bispo de Aveiro, D. António Manuel Moiteiro Ramos recordava-nos:

«Sermos discípulos missionários exige formação cristã, para mais fielmente darmos testemunho do Evangelho. A formação cristã dos adultos é a disciplina pendente após o concílio Vaticano II e na qual temos de investir todas as nossas energias e capacidades […] se a evangelização se centra em configurar o cristão com Cristo, em ajudar as pessoas a conhecer a Deus e acreditar amorosamente n’Ele, este teria que ser um ministério especialmente apto para os que querem colocar a sua vida à escuta da Palavra de Deus e ao serviço da sua vontade, exigindo novas formas do exercício do ministério sacerdotal e a implementação da diversidade de ministérios eclesiais».

[Homilia na Entrada Solene, 14 de setembro de 2014]

Neste contexto, a educação litúrgica é um dos campos da formação cristã que mais poderá contribuir para os pressupostos e desafios lançados pelo nosso Bispo, em plena sintonia com os princípios conciliares.

«É desejo ardente da Mãe Igreja que todos os fiéis cheguem à plena, consciente e activa participação nas celebrações litúrgicas, que a própria natureza da Liturgia exige e que é, em virtude do seu Baptismo, um direito e um dever do povo cristão, “geração escolhida, sacerdócio real, nação santa, povo resgatado” (1 Ped 2, 9; cf. 2, 4-5). É a esta plena e activa participação de todo o povo que se deve dar a maior atenção na reforma e promoção da sagrada Liturgia, porque ela é a primeira e necessária fonte onde os fiéis podem beber o espírito genuinamente cristão; por isso os pastores de almas empenhar-se-ão diligentemente em fomentá-la em toda a sua actividade pastoral, com uma pedagogia adequada.»

[Constituição sobre a Sagrada Liturgia Sacrosantum Concilium, 14]

Atendendo ao longo caminho percorrido na nossa Diocese no tocante à formação cristã litúrgica e na promoção e vivência dos vários ministérios eclesiais ao serviço das comunidades, o Secretariado Diocesano de Liturgia, depois de tornado público o calendário pastoral diocesano, vem apresentar algumas propostas formativas que, desde já, agradecemos a especial atenção e cuidadosa divulgação junto dos vários interessados.

1. Jornadas de Formação Litúrgica

Para dar resposta à necessária formação básica nos vários ministérios litúrgicos, propomos este ano Jornadas de Formação Litúrgica destinadas a leitores, acólitos, zeladores, sacristães, cantores e músicos, ministros extraordinários da sagrada comunhão, fotógrafos, catequistas e aberta a outros agentes pastorais. Este curso básico terá dois turnos, ou seja, a mesma formação (com o mesmo conteúdo) será ministrada duas vezes. Podendo os destinatários escolher qual o turno que melhor corresponde à sua disponibilidade.

Esta proposta dará resposta doravante à formação inicial dos candidatos a Ministros Extraordinários da Comunhão e à creditação de fotógrafos, por isso, é de toda a utilidade que, para o exercício destes ministérios, tanto uns como outros frequentem obrigatoriamente estas Jornadas. Os participantes poderão escolher duas modalidades: 1 só dia, ou o curso completo (3 sábados). Os que frequentarem o curso completo receberão diploma de participação. As inscrições e respetivo pagamento poderão ser feitas para a morada ou endereço eletrónico do Secretariado Diocesano de Liturgia, conforme folheto informativo anexo [anexo 1], que também contém outras indicações importantes. Recordamos que a data limite de inscrição para as I Jornadas de Formação Litúrgica (Colégio de Calvão, 14 e 28 de novembro, e 5 de dezembro, das 9h30 às 17h00) é 6 de novembro. Os que se inscreverem depois dessa data contam automaticamente como participação nas II Jornadas de Formação Litúrgica (Casa Diocesana de Albergaria-a-Velha, 16 e 23 de janeiro, e 6 de fevereiro). Muito se aconselha que as paróquias se organizem nestes aspetos práticos da inscrição e avaliem a possibilidade da comparticipação nas despesas, na certeza que o bem daqui recebido reverte para o enriquecimento das comunidades.

1. Ministros Extraordinários da Comunhão: formação inicial

Serão propostos á designação como novos Ministros Extraordinários da Comunhão os candidatos que frequentarem um dos turnos das Jornadas de Formação Litúrgica na totalidade (3 dias). Assim sendo, a ficha de inscrição nas Jornadas, além do respetivo pagamento (10 euros), deverá ser acompanhada do requerimento do pároco [anexo 2], de 2 fotos tipo passe e fotocópia do cartão de cidadão ou bilhete de identidade.

1. Ministros Extraordinários da Comunhão: designação

De acordo com a legislação diocesana [anexo 3], os candidatos que cumprirem os requisitos exigidos serão apresentados pelo Secretariado Diocesano de Liturgia ao Senhor Bispo para designação/nomeação.

A nomeação será na celebração eucarística integrada no Encontro Diocesano de Pastoral Litúrgica e Peregrinação dos Agentes da Pastoral Litúrgica no Ano Santo da Misericórdia à Igreja Catedral de Aveiro, na tarde do dia 27 de fevereiro de 2015.

1. Ministros Extraordinários da Comunhão: formação permanente e recondução

A formação permanente deste ano consistirá na participação nas Jornadas de Formação Litúrgica e no Encontro Diocesano de Pastoral Litúrgica (27 de fevereiro). Em anexo [anexo 2] segue também o formulário de recondução, para aqueles que cumpram as disposições diocesanas. Recordamos que a participação nas propostas formativas é indispensável.

1. Calendário do Secretariado Diocesano de Liturgia

O Plano Diocesano de Pastoral com o respetivo calendário 2015-2016 está disponível no sito internet da Diocese. Aproveitamos para enviar a agenda das iniciativas previstas no âmbito deste Secretariado [anexo 4].

Com votos de animado recomeço de novo ano pastoral e de bons trabalhos, gratos pela sua atenção apresentamos os nossos melhores cumprimentos,

O Diretor do Secretariado Diocesano de Liturgia:

(P. Nuno Duarte da Silva Queirós)