Yearly archives "2017"

2 Articles

II Encontro Diocesano de Pastoral Litúrgica e II Peregrinação Diocesana dos Acólitos

cartaz_960px

1. II Encontro Diocesano de Pastoral Litúrgica – A LITURGIA: CELEBRAÇÃO DA ESPERANÇA

Como previsto no Plano Diocesano de Pastoral do ano corrente, ocorrerá no dia 18 de março, na Paróquia da Costa Nova do Prado (Arciprestado de Ílhavo), o II Encontro Diocesano de Pastoral Litúrgica que terá como tema “A Liturgia: Celebração da Esperança” e destina-se a todos os agentes da pastoral, especialmente os vários ministros da pastoral litúrgica. O encontro terá o seguinte programa:

09h30 – Acolhimento – Igreja Paroquial
10h00 – Oração de Laudes – Igreja Paroquial
11h00 – Conferência A Liturgia: Celebração da Esperança – Cais Criativo da Costa Nova
12h30 – Almoço (da responsabilidade de cada participante)
14h30 – Workshops:
MEC, Leitores, Sacristães e Zeladoras – O Serviço do Acolhimento na Liturgia
Candidatos a MEC – Preparação da Celebração Eucarística
Cantores e músicos – Preparação da Celebração Eucarística
Acólitos – Risoterapia, com o Prof. Fernando Batista
15h30 – Ensaio/Paramentação
16h00 – Eucaristia presidida por D. António Moiteiro e nomeação dos novos MEC – Igreja Paroquial
17h00 – Encerramento

As inscrições são gratuitas. Por questões logísticas pedimos que faça chegar a sua inscrição até 15 de março, ao e-mail liturgia@diocese-aveiro.pt ou à Cúria Diocesana. Deve preencher, em ambos os casos, o formulário de inscrição. Neste encontro serão entregues os certificados de participação das III Jornadas de Formação Litúrgica que decorreram em janeiro passado no Seminário de Santa Joana Princesa.

:: ficha de inscrição ::

2. II Peregrinação Diocesana dos Acólitos
Com o Encontro Diocesano de Pastoral Litúrgica faremos também a II Peregrinação Diocesana dos Acólitos. Os encontros diocesanos de acólitos têm dado bons frutos um pouco por todas as dioceses.
Para que os acólitos possam participar mais plenamente preparamos um momento de Risoterapia, com o Prof. Fernando Batista, docente de Educação Moral e Religiosa Católica na nossa diocese, que será certamente muito animado.
Para a participação na Eucaristia pedimos que todos os acólitos se façam acompanhar de alba e cíngulo. Aproveitamos para recordar que, este ano, a Peregrinação Nacional dos Acólitos será a 1 de maio, no Santuário de Fátima. O programa poderá ser conhecido através do sítio do Serviço Nacional de Acólitos: acolitos.liturgia.pt