Qua. Abr 24th, 2024

tertúlias à quarta

A Comissão diocesana da Cultura inicia mais um ciclo de tertúlias no próximo dia 15 de fevereiro


“17 MIL ABORTOS POR ANO, UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA” será a temática deste primeiro encontro e terá como interveniente o Professor Doutor Walter Osswald, às 21h30 no CUFC.

 

 


Walter Osswald
Médico e professor universitário

Walter Friedrich Alfred Osswald licenciou-se em Medicina, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, com 19 valores, em 1951. Viria a doutorar-se nessa mesma instituição, em 1958.
No ano seguinte foi nomeado Assistente convidado da Faculdade de Medicina da Universidade de Frankfurt e, mais tarde, em 1968 foi indigitado Professor Extraordinário da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, passando a Professor catedrático em 1972.
As suas principais áreas de estudo são a Farmacologia (investigação em sistema adrenérgico e cardiovascular), a Terapêutica (ensaios clínicos) e a Bioética (especialmente ética médica e ética da experimentação).
Figura preeminente da Medicina, também se interessa por outras áreas científicas e culturais como as da Filosofia e do Direito, sobretudo no seu relacionamento com a Bioética, e está ligado à organização de reuniões científicas internacionais: dez edições de “Meetings on Adrenergic Mechanisms”, com o apoio do IAC, JNICT, FCT; dois simpósios satélites de reuniões internacionais de Farmacologia, em Melbourne, no ano de 1982 e em Jerusalém no de 1980; um Instituto de Estudos Avançados do NATO Scientific Council (Torre Normanna, Sicília, 1984) e duas reuniões organizadas no âmbito do Gabinete de Investigação de Bioética (1997, 1999).
Foi Director do Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa (UCP), membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV), Director do Instituto de Farmacologia e Terapêutica da Faculdade de Medicina do Porto (1988-1993), Presidente do Gabinete de Investigação em Bioética da UCP (1995-2000), Professor visitante das Universidades de Gand, Paris, Düsseldorf, Frankfurt, Kuwait, Valência e Presidente da Comissão Nacional de Humanização (MS) 1995-2000, membro e Chairman do Grupo de Trabalho sobre Proteção do Embrião e do Feto – União Europeia (1998-2001), Presidente da Fundação Grünenthal (desde 1999) e ainda membro e Presidente de Comissões de Ética (do Hospital de S. João, do Centro Hospitalar do Conde de Ferreira, dos Hospitais de S. João de Deus, da Universidade do Porto).
No âmbito da sua atividade académica, orientou 15 teses de doutoramento e dezenas de dissertações de mestrado. Proferiu centenas de palestras e conferências e obteve três Prémios Pfizer.
Atualmente é Conselheiro do Instituto de Bioética da UCP.

fonte: Universidade Digital / Gestão de Informação, 2009

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *