Sex. Mar 29th, 2024

SER IDOSO EM LAR COMUNITÁRIO 7

Pe. Georgino Rocha

Um bom narrador de estórias

Gil é um bom contador de estórias: “Um dia, chega ao cais um jovem com ares estranhos, pede-me para o levar à outra margem. Digo que sim e peço para entrar. Coloco os remos em posição, enquanto ele se senta à proa. Reina silêncio, apenas se ouve o barulho dos remos a tocar levemente as águas. O jovem observa atentamente o ritmo cadenciado do meu trabalho. De repente, parece que uma fúria o atacou. «Ó mestre, que é que tem escrito na pá dos remos?!». Com efeito, na da direita estava DEUS e na da esquerda, estava EU. “Com certeza que já leu, embora a da direita esteja um pouco apagada”. «Qual apagada? Deus é uma fantasia, uma ilusão, um engodo dos pobres». 

Calei-me e, logo que pude, recolho o remo direito e fico apenas com o esquerdo a trabalhar. O barco vira e revira sobre si mesmo, não adianta nem atraso, apenas provoca enjoo a quem não está habituado. “Pare lá com isso, mestre. Estou a ficar mareado e não me aguento mais; vou vomitar”. Introduzi de novo o remo direito e seguimos no rumo certo. “Entendeu, meu amigo?!. A vida é assim. O rumo certo toma-se com Deus e connosco. O resto, mais cedo ou mais tarde, faz-nos experimentar horas aflitivas ou mesmo de angústia mortal”.

Tenho quatro amores

O nosso protagonista gosta de recortes de jornais e revistas que amigos lhe fazem chegar. Lê e relê as suas mensagens. Numa tarde de outono, ao ver capelão que visitava os idosos do Lar comunitário, pede-lhes uns instantes para conversar. Depois que ele se senta, começa a recordar mensagens lindas que tinha recebido e queria partilhar. Escolhe uma com o título: Tenho quatro amores. É composta por três partes, cada uma a mais bela. E delicia-se com a sua leitura: serena, clara e segura.  

1ª Parte: Quando um pássaro está vivo, ele come as formigas, mas quando o pássaro morre, são as formigas que o comem. Tempo e circunstâncias podem mudar a qualquer minuto. Por isso, não desvalorize nada à sua volta. Você pode ter poder hoje, mas, lembre-se: O tempo é muito mais poderoso que qualquer um de nós! Saiba que uma árvore faz um milhão de fósforos, mas basta um fósforo para queimar milhões de árvores. Portanto, seja bom! Faça o bem! Micaela Almeida.

Pára, olha para o capelão e exclama: Isto dá mesmo para pensar. Tanta sabedoria em tão poucas frases!

2ª Parte: O tempo é como um rio. Você nunca poderá tocar na mesma água duas vezes, porque a água que já passou, nunca passará novamente. Aproveite cada minuto de sua vida e lembre-se: Nunca busque boas aparências, porque elas mudam com o tempo. Não procure pessoas perfeitas, porque elas não existem. Mas busque acima de tudo, um alguém que saiba o seu verdadeiro valor. Gustavo Aschar. 

O capelão, sorrindo, diz-lhe: O Gil também tem bom aspecto, Gosta de se apresentar bem. E sabe o ditado antigo: Pela aragem, se vê quem vai na carruagem. E ele, cheio de oportunidade: Sim, sim! Quem vê caras não vê corações!

3 Parte: Tenha quatro amores: Deus, a vida, a família e os amigos. Deus porque é o dono da vida; a vida porque é curta; a família porque é única e os amigos porque são raros.

E acrescenta: se o senhor capelão quiser mandar esta mensagem aos seus familiares e amigos, mande. Estou certo de que lhes pode fazer muito bem, sobretudo aos mais novos.