Porto: Homenagem a D. António Francisco dos Santos e D. Manuel Martins

Porto: Homenagem a D. António Francisco dos Santos e D. Manuel Martins

6 Junho, 2019 Não Por admin_cult

Notícia recolhida da Agência Ecclesia

Porto, 06 jun 2019 (Ecclesia) – Na sessão comemorativa do Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes (ICAFG), dia 06 de junho, em Leça do Balio (Porto) vão ser homenageados D. António Francisco Santos e D. Manuel Martins, dois bispos falecidos recentemente.

Uma nota enviada à Agência ECCLESIA informa que o bispo de Lamego, D. António Couto faz uma conferência sobre «D. Manuel Martins e D. António Francisco Santos, servidores de Deus aos seus irmãos», após a abertura da sessão por Armando Coelho, presidente da direção do ICAFG, e da leitura do poema de D. José Tolentino Mendonça «A Fala do Rosto».

A sessão comemorativa do Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes encerra com a visita guiada por Joel Neto à igreja e ao Mosteiro de Leça do Balio.

D. António Francisco dos Santos foi bispo do Porto entre fevereiro de 2014 e setembro de 2017, falecendo aos 69 anos, na Casa Episcopal da diocese, devido a uma complicação cardíaca; Depois de ter sido bispo de Aveiro e auxiliar de Braga, nomeado, respetivamente, em setembro de 2006 e a 21 de dezembro de 2004.

D. Manuel da Silva Martins, primeiro bispo da Diocese de Setúbal, nasceu em Leça do Balio, na Diocese do Porto, a 20 de janeiro de 1927, onde também faleceu 24 de setembro de 2017.

LFS