PADRES DA IGREJA | S. Ireneu de Lyon – ADVERSUS HAERESES – V

Pe. Júlio Franclim do Couto e Pacheco

Leia aqui a obra de S. Ireneu de Lyon, ADVERSUS HAERESES – V

Prólogo

[1119] Meu irmão querido, nos primeiros quatro livros que te enviámos, ficaram refutados todos os hereges, e desmascaradas as doutrinas que eles ensinam, assim como também as suas mal interpretadas teorias. Conhecemos algumas de elas através das explicações que nos chegaram mediante os seus escritos, outras por meio da conclusão que se segue de todos os seus argumentos. Também expusemos a verdade e mostrámos a pregação da Igreja, que, como demonstrámos, corresponde à proclamação dos profetas, Cristo levou-a à perfeição, os Apóstolos transmitiram-na e a Igreja recebeu-a em todo o universo. Esta é a única que, como fiel custodio, a transmite aos seus filhos. Igualmente resolvemos todas as questões que os hereges nos propõem; e explicámos a doutrina apostólica, e expusemos muitas verdades que o Senhor realizou e ensinou por meio de parábolas.

[…]

Imagem: Vitral na Igreja de Santo Irineu, Bispo de Lugduno na Gália (atual Lyon, na França)