LIVROS E LEITURAS | ‘Obra da Providência, subsídios para a sua história’

8 Março, 2019 Não Por admin_cult

Livro destaca pioneirismo social de duas gafanhenses

Numa sessão que encheu completamente o salão da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, na noite de 1 de março, foi apresentado pelo autor, Fernando Martins, o livro “Obra da Providência, subsídios para a sua história”. O volume, publicado pela editora diocesana Tempo Novo, relata as origens e o desenvolvimento da instituição particular de solidariedade social Obra da Providência, que começou na década de 1950, por ação de Rosa Bela Vieira (1928-2018) e Maria da Luz Rocha (1922-2016), a acolher jovens que eram retiradas das ruas ou de ambientes menos dignos e a quem era dada uma habitação adequada e ensinada uma profissão que permitisse autonomia.

Na sessão, que incluiu a leitura de algumas passagens do livro, ficou patente o pioneirismo e a audácia das fundadoras, num tempo em que a obra era mal vista pelos olhos populares e mesmo pelo clero. Mas as fundadoras agiram sempre por convicção cristã. Depois da missa diária, conversavam sobre as carências sociais da freguesia e quais as medidas a tomar. A obra cresceu, obteve reconhecimento diocesano e chegou a expandir-se para Braga, em 1968.

A Obra da Providência continua na atualidade, agora mais centrada nos cuidados da infância.