Comissão Diocesana da Cultura propõe ciclo de debates sobre arte, teologia, inteligência artificial

Notícia recolhida do SNPC

A Comissão Diocesana da Cultura abre, a 27 de março, um novo ciclo das “Tertúlias à quarta”, que debatem a relação entre «cristianismo e mundo atual«, em parceria com a Comissão para os Bens Culturais da Igreja.

“Arte Sacra / Arte Contemporânea – contradição e desafio” é o tema escolhido para a sessão inaugural, com José Alberto Gomes Machado, professor catedrático do Departamento de História da Universidade de Évora.

A 4 de abril, debate-se “Teologia Política: entre passado e futuro”, com Alexandre Franco de Sá, docente no Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação da Universidade de Coimbra, e presidente da Associação de Professores de Filosofia.

“Preocupações sociais e éticas resultantes da revolução tecnológica em curso. Os desafios da robótica e inteligência artificial” são as inquietações levantadas na conclusão da iniciativa, a 29 de maio.

A tertúlia conta com Joaquim Norberto Pires, responsável pelo laboratório de Robótica Industrial na Universidade de Coimbra, e Henrique Leitão, do Centro Interuniversitário de História das Ciências e Tecnologia na Universidade de Lisboa e Prémio Pessoa 2014.

Os encontros realizam-se sempre às 21h30, no Centro Universitário Fé e Cultura, em Aveiro.

Rui Jorge Martins
Fonte: Comissão Diocesana de Cultura (Aveiro)
Publicado em 07.03.2019