Qua. Abr 24th, 2024

Notícia recolhida do SNPC

Foto de António Bracons

Seis projetos de arquitetura religiosa construídos em Portugal estão entre os pré-selecionados para finalistas dos prémios atribuídos pelo décimo ano consecutivo pela ArchDaily, que reivindica o estatuto de página da internet mais visitada no domínio da arquitetura.

A capela de Nossa Senhora de Fátima, da Plano Humano Arquitetos, surgiu da vontade de ter no Centro Nacional de Atividades Escutistas (CNAE), em Idanha-a-Nova, um espaço para a oração «aquando do XXIII Acampamento Nacional de Escuteiros Católicos Portugueses, que envolveu cerca de 22000 participantes, e para se juntar às demais construções definitivas que este centro escutista dispõe».

As capelas Imaculada e Cheia de Graça, em Braga, do gabinete Cerejeira Fontes Arquitetos, focaram-se «na recuperação da Capela Imaculada Conceição e do coro-alto, transformando-o num espaço reservado aos habitantes do Seminário – a Capela Cheia de Graça. Aproveitou-se o pé direito total do espaço de intervenção e as paredes exteriores do mesmo, deixando a “pele” de pedra existente que se manifesta de forma escultórica em torno das capelas».

O projeto da Casa Pastorinhos, em Silveira, Torres Vedras, desenhado pela empresa Linha de Terra Architecture, «responde à necessidade de criar um espaço multiusos, compartimentado, com o intuito de reunir pessoas para aprender, discutir, escutar sobre diferentes temas, ensinamentos religiosos. Criaram-se quatro paredes brancas sobre as quais pousa um teto em betão maciço, pesado. O interior é suportado através de madeira e derivados da mesma, leve».

Gamil, Barcelos, acolhe a Casa da Porta Estreita, de Alberto Craveiro, edifício de apoio a atividades da paróquia de S. João Batista. «O terreno apresenta a forma de um polígono irregular, com um relevo pouco acentuado e arborizado pontualmente. (…) A implantação da construção foi definida pela pré-existência a recuperar.

A igreja de S. Tiago das Antas, em Vila Nova de Famalicão, do arquiteto Hugo Correia, foi construída «num local privilegiado com vistas sobre a paisagem natural e o centro da cidade local. O espaço integra-se lado a lado e de forma harmoniosa com o passado, o que lhe imprime um carácter distinto e de referência para a comunidade, especialmente para todos os que cultivam a fé».

O presbitério e altar do recinto de oração do Santuário de Fátima, do gabinete Paula Santos Arquitetura, surgiram por ocasião do centenário das aparições de Fátima e da visita do papa Francisco, a 13 de maio de 2017. Trata-se de uma obra permanente, para a realização de cerimónias ao ar livre.

São 60 os projetos apurados para a fase final (os edificados em Portugal constituem 10% do total), incluindo o mausoléu Chia Ching, em Taiwan, dos portugueses Álvaro Siza e Carlos Castanheira.

Para esta edição de 2019, o público pode votar até às 5h00 (hora de Lisboa) da próxima segunda-feira, 4 de março. O apuramento das preferências ditará a seleção de cinco projetos de cada categoria.

A escolha do vencedor, igualmente por votação do público, começa precisamente nesse dia 4 de março, prolongando-se até às 17h00 (hora de Lisboa) do dia 11. Os resultados serão anunciados no dia seguinte.

O prémio ArchDaily na categoria Arquitetura Religiosa distinguiu, em 2011, a capela Árvore da Vida, em Braga, do gabinete Cerejeira Fontes.

Rui Jorge Martins

Descrição dos projetos: Arquiteto/Gabinete de arquitetura

Imagem: Capela Árvore da Vida | Nelson Garrido | D.R.

Publicado em 01.03.2019

Saiba mais aqui:

Todos os projetos candidatos a finalistas na categoria Arquitetura Religiosa

Projetos candidatos a finalistas na categoria Arquitetura Religiosa construídos em Portugal