Qui. Mar 28th, 2024

diocese_old

COMISSÃO DIOCESANA DA CULTURA

Devendo a igreja Diocesana promover a evangelização da cultura, sobretudo em fases de acentuadas transformações sócio culturais, e estar atenta às manifestações da cultura emergente num mundo globalizado e plural, como este em que vivemos, atendendo às directrizes do Conselho Pontifício para a Cultura e às orientações da Conferência Episcopal Portuguesa, é, oficialmente constituída, a Comissão Diocesana da Cultura. Compete à Comissão, sem prejuízo de outras funções que se revelem urgentes:

1. Apreciar, correctamente o fenómeno cultural actual com as suas interpretações pastorais, e intensificar e dinamizar o diálogo da Igreja com a cultura, pelos meios mais adequados.
  2. Valorizar as expressões culturais mais significativas do meio e dos organismos e instituições existentes na Diocese.
  3. Promover encontros de formação e partilha com os responsáveis destes organismos e instituições e com outros intervenientes no munda da cultura, quando se revelar oportuno.
  4. Conservar o que de mais valioso, no aspeto cultural, se realiza na Igreja diocesana, por meio de formas adequadas, nomeadamente pela publicação da revista documental “Igreja Aveirense”.
  5. Articular o exercício das suas funções com a Comissão Episcopal da Cultura.

A Comissão Diocesana da Cultura, depois de um período de instalação, é agora oficialmente constituída e integrada pelos seguintes membros:

Padre Doutor Georgino Rocha, presidente

Drª Maria Alexandre Varela, secretária

Dr. José Carlos Pereira, tesoureiro

Diácono Manuel Fernando da Rocha Martins, vogal

D. Maria Helena Pinho e Melo, vogal

A Comissão é nomeada por um período de três anos, renováveis, e tem a sua sede no Centro Universitário Fé e Cultura [CUFC] em Aveiro.

Aveiro, 25 de Agosto de 2005

+António Baltasar Marcelino, bispo de Aveiro